Minha lista de blogs

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

UMA CRUZ VAZIA

UMA CRUZ VAZIA – Pr Ari Pinheiro/Florianópolis


Eu ainda era criança e já me chamava a atenção a figura disforme do Cristo cruscificado, cabeça pendida sobre o peito, geralmente esculpido com os traços da agonia que antecede a morte por atos aflitivos.


Por muitas noites eu acordava pensando o quanto devia ter sido triste para ele ter passado por tão dolorosa experiência para tentar resgatar um povo ingrato por natureza. Então eu sentia pena de Jesus, queria deveras fazer alguma coisa para diminuir o sofrimento do Mestre, ao passo que ia conhecendo sua história mais a fundo. Até que um dia uma professora do ginásio falou em uma aula de moral e cívica (matéria extinta) que pena era um dos piores sentimentos que a gente podia nutrir por uma pessoa; que devíamos então sentir amor, compaixão, e ato contínuo encontrar uma maneira de diminuir a dor ou outro sofrimento do alvo de nossa piedade.


Senti-me um tanto desconcertado com isso e fui perguntar para o pastor porque as pessoas insistiam em nos aterrorizar com imagens cruéis do martírio de Jesus. na época não tive uma resposta convincente e continuei procurando algo que pudesse tirar de dentro de mim aquela figura aterrorizante de Jesus pregado na cruz, ostentando um olhar esbugalhados sob uma coroa de espinhos. Cada vez que eu ouvia “Rude cruz”, ficava imaginando tudo de novo, e lá vinha o cruxifixo com um ser esquálido pendendo do madeiro. Eu não me conformava, essa não podia ser a verdadeira mensagem da cruz; alguém com tanto amor não poderia ter deixado um legado destes para a humanidade.


Um dia o pregador escalado para o culto não veio e deram a oportunidade para o porteiro da igreja trazer a Palavra, o qual anunciou que falaria sobre a mensagem da cruz. Foi o ponto; bastou ele anunciar o tema da mensagem para que eu já me encolhesse no banco, à espera do sermão de sempre, enfatizando cada metro da via dolorosa. Foi a noite da minha surpresa. A pregação começou justamente com as mulheres descobrindo a tumba vazia de Cristo. “Eu não quero pegar você pela emoção, cruscificando de novo alguém que já passou por isso a quase dois mil anos”, dizia o irmãozinho que cuidava da porta da igreja. “Quero que você entenda que a razão para estarmos aqui é porque a cruz está vazia para sempre, a tumba está vazia para sempre, e Cristo vive e reina para sempre!” E continuou: “Não precisamos sofrer de novo, não precisamos sofrer nem chorar de tristeza pela morte do Filho do Homem, pois ele levou sobre si as nossas dores, pelas suas pisaduras somos sarados, e o castigo que nos traz a paz estava sobre Ele!”


Com esta citação do profeta Isaias a minha mente se desacorrentou daquela imagem, e hoje, quando escuto “Rude Cruz”, ou quando alguém prega sobre a mensagem da cruz, vejo Cristo triunfando sobre a morte, sinto que Ele sorri para mim desde o céu onde está a dextra do Pai, de onde sairá um dia para econtrar a noiva nos ares, e reinaremos eternamente com Ele!

Desde aquela pregação feita pelo irmão mais humilde daquela congregação eu pude realmente entender o que é ser cristão, o que é a mensagem da cruz e qual o plano de deus para a salvação da humanidade. Desde então a cruz está vazia para mim, já passou o terceiro dia e meu mestre vive e reina sobre todo o universo! Glória a Cristo Jesus, Rei dos Reis e Senhor dos senhores!!!






Nenhum comentário:

Postar um comentário